terça-feira, 26 de abril de 2022

Qual o melhor método para dessalgar carnes? Testei 3 para vocês

 

O próximo vídeo será uma feijoada e, para uma feijoada, temos que dessalgar as carnes, então resolvi fazer um vídeo testando 3 métodos para vocês.

Post no blog: https://canaltadificil.blogspot.com/2022/04/qual-o-melhor-metodo-para-dessalgar.html

O primeiro método é o tradicional molho. Eu primeiro pico a carne já do tamanho que eu quero, e lavo a carne para tirar o sal que fica na superfície. No molho você precisa trocar a água a cada 6 horas. No caso eu não troquei porque não precisou, eram 4 litros de água para apenas 500g de carne.

O segundo é o processo de osmose. Mais uma vez eu pico a carne, e lavo ela. Agora colocamos a carne numa panela, acrescentamos água e sal, 3 colheres de sopa de sal. Então aquecemos sem ferver. A ideia por trás da osmose é que o sal da carne se una a uma água mais salgada que a carne. Seria essa a teoria segundo o vídeo que eu vi.

O terceiro método é na panela de pressão. Os anteriores eu fiz com 500g de carne seca, já este eu usei 500g de lombo e 400g de orelha. E de novo, eu pico e lavo as carnes. Aí é só por na panela de pressão, colocar água o suficiente para cobrir e deixar na pressão por 20 minutos.

O único método que dessalgou foi o do molho! Pois é, os outros permaneceram salgados, infelizmente.

Como eu ainda tinha a costela para dessalgar, resolvi testar o processo de osmose mais uma vez com ela. Eu não mostrei no vídeo, mas lavei a costela em água corrente antes do processo. Também não deu certo!

*

Minutagem:
00:00 Início
00:16 Método do molho
00:51 Método da osmose (água salgada)
01:38 Método da panela de pressão
02:07 Provando
02:30 Testando novamente o método de osmose
02:56 Finalização

*

Tipos de dessalga pegas no vídeo: https://youtu.be/ujAnRCw98tw

*

Batty McFaddin - Silent Film Light de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1200003

Artista: http://incompetech.com/

domingo, 10 de abril de 2022

1 Ano Depois da Espagueteira Forma 3025/3


 O primeiro vídeo do canal foi da espagueteira da marca Forma, modelo 3025/3, com 29 cm de diâmetro e 7,2 litros de capacidade. Foi no dia 24/03/2021, um ano atrás. Hoje eu trago as conclusões sobre a panela.

Post no blog: https://canaltadificil.blogspot.com/2022/04/1-ano-depois-da-espagueteira-forma-30253.html

Pontos positivos:
 - Ótima para 1 pacote de macarrão (500g);
 - Macarrão nao gruda no fundo;
 - Não quebra muito as massas, como acontece com o espiral e o gravatinha;
 - Dá para fazer arroz, mas somente se ferver a água primeiro. Se colocar tudo frio na panela, vai queimar. E cabe bastante arroz nela, umas 6 xícaras mais ou menos;
 - Cabe bastante verduras e legumes, principalmente verduras, que ocupam bastante espaço.

Pontos negativos:
 - Pequena para 2 pacotes (1kg) de macarrão. Acredito que os fabricantes deveriam vender as espagueteiras por quanto de massa ela faz. Por exemplo: 250g, 500g, 1kg... assim ficaria mais fácil saber qual comprar e assim evitar frustrações;
 - Não tem fundo triplo;
 - Não tem indicação de até onde por a água (o que me fez sujar todo o fogão);
 - Tampa não encaixa direito na parte panela, só na parte espagueteira.

Vale a pena?
Se você faz apenas um pacote de macarrão sim, sem dúvidas. Se não, ela não é inútil, mas você vai se frustrar por não poder fazer 1kg de massa com a parte vazada, pois vaza muita água, fazendo uma sujeirada.

Como faço macarrão nela então? Na parte panela eu fervo a água, adiciono o macarrão e cozinho 1kg lá. Depois uso a parte vazada como escorredor.

Compraria de novo? Sim, e tendo a consciência do exposto aqui, não me decepcionaria com o produto.

***

Minutagem:
00:00 Início
00:24 Pontos positivos
01:45 Pontos negativos
04:12 Conclusão
04:59 Como faço 1kg de macarrão nela